segunda-feira, 5 de julho de 2010

Há tempo para todas as coisas

"Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu".

Assim escreveu o Rei Salomão no livro de Eclesiastes, capítulo 3, verso 1. No decorrer do capítulo ele vai dando exemplos: "Tempo de nascer, tempo de morrer... tempo de plantar, tempo de arrancar o que se plantou..." e assim vai seguindo...
Olhando para esse texto e pensando em tudo o que tem me acontecido, vejo que a sabedoria de Salomão é mais atual do que o noticiário que vi hoje na TV.


Estava aqui lembrando dos tempos de minha infância e adolescência, onde eu ria o tempo todo, tudo era engraçado, tudo era festa. Também chorava, mas na maioria das vezes pelas paixões inatingíveis, sempre ao som de uma música romântica. Tempo em que a inocência era a alma da minha alegria. Depois fui atingida em cheio por algumas verdades que eu ainda não conhecia e, sem estrutura, fiz muito mal a mim mesma. Tempo em que a alegria deu lugar a tristeza e solidão.
Houve o tempo em que eu viajava quase toda semana, conhecendo lugares e pessoas, tempo de descobertas e surpresas. Depois me mantive por muito tempo no mesmo lugar, tempo de fincar raízes e solidificar amizades.
Lembro-me do tempo em que minha casa ficava abarrotada de gente, nos primeiros anos do meu casamento (somam-se aí uns 5 anos). Nossa casa estava sempre aberta para tudo e todos, um agito a cada dia, todos os dias. Hoje é tempo de minha casa abrigar raros encontros, poucas pessoas... e minha sala vive cheia de brinquedos, crianças e muito barulho "infantil".
Houve o tempo em que eu ficava mais fora de casa, fazendo mil coisas. Hoje é tempo de estar mais dentro de casa, cuidando do meu lar e de minha família, dando um pulinho aqui, outro ali, mas sempre voltando rapidinho.
Houve também o tempo em que eu não parava, sempre tinha algo pra fazer para alguém ou por alguém. Hoje estou aqui, paradinha, aprendendo, ouvindo, sendo ensinada, absorvendo. Hoje é tempo de quietude.
A maturidade traz algo ao nosso coração que não há dinheiro que pague: você conseguir viver bem, independente da circunstância em que se encontra. Conseguir absorver o que há de melhor em cada situação, descansar sem cobranças e conseguir dormir um sono tranquilo depois de um longo dia. Entender que na vida há fases, algumas mais agitadas, outras mais tranquilas, algumas mais difíceis, outras mais fáceis, algumas mais silenciosas, outras mais barulhentas... Mas que cada fase traz um aprendizado, uma beleza, uma harmonia. 
Sei que daqui há poucos anos mudarei de fase. E então estarei lá, como tenho estado hoje, dizendo a Deus: "Eis-me aqui". Que Ele faça em mim e através de mim o que está em Seu coração.